Tradicional festival de jazz da região da Costa do Sol movimenta a cidade de Rio das Ostras

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival aquece o turismo, com shows de graça
A apenas 170 km da capital, Rio das Ostras sedia um dos festivais mais tradicionais da Região dos Lagos, oferecendo cerca de 30 shows gratuitos com artistas nacionais e internacionais em três palcos ao ar livre: Praça São Pedro, Lagoa de Iriry e Costazul.
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, realizado pela Azul Produções, comemora 15 anos com o status de maior festival gratuito de jazz e blues da América Latina e passa a integrar o calendário Rio de Janeiro a Janeiro, programa do Ministério da Cultura em parceria com o governo estadual.

Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix enfatiza que eventos de grande porte são de extrema importância para o interior fluminense.

– Rio das Ostras recebeu, em edições anteriores, mais de 80 mil visitantes. Esse fluxo de pessoas movimenta a economia e gera empregos diretos e indiretos. Esses fatores foram fundamentais para que o Rio das Ostras Jazz & Blues fosse selecionado para participar do calendário Rio de Janeiro a Janeiro, que direciona eventos com potencial socioeconômico para receber aporte financeiro de empresas indicadas pelo governo federal – disse o secretário.

Desde 2013, a Fundação Getúlio Vargas faz a análise do impacto econômico na cidade e constatou a injeção, em média, de cerca de R$ 9 milhões nesse período. Em 2016, a mídia espontânea gerou um retorno para a cidade de cerca de R$ 3 milhões, consolidando a cidade como destino turístico nacional e internacional dos amantes da boa música.

Atrações

A programação reúne atrações internacionais como o guitarrista Stanley Jordan, além da Banda Black Rio, Marlon Sette, Rosa Marya Colin e Jefferson Gonçalves, Azymuth e DJ Nuts, entre outros. Durante o encerramento do festival, o público está convidado a assistir a estreia do Brasil na Copa do Mundo Fifa 2018 no telão que será instalado no local do show, na Lagoa de Iriry.

A programação paralela, na Casa do Jazz e do Blues, em Costazul, traz shows de novas bandas que estão se destacando no estado, com apresentações nos intervalos dos shows principais.

O festival traz ainda o Clube do Vinil, para os aficionados das famosas “bolachas” poderem trocar ideias, comprar e trocar seus discos. Em setembro de 2018, o festival acontecerá também no Rio de Janeiro.

A 15ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues começa hoje e vai até domingo (17/6).

Para curtir Rio das Ostras

Com 28 km de litoral, Rio das Ostras tem 15 praias que atraem pela preservação e infraestrutura. O município conta com boa rede hoteleira, com cerca de 70 hotéis e pousadas.

Uma das praias mais movimentadas é Costazul, cuja orla possui ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques e 15 mil m² de área de restinga preservada. O Píer de Costazul, que avança 200 metros para dentro do mar, permite a observação de toda a orla da praia.

E entre a Praça da Baleia e a Praia da Joana está outra atração turística natural da cidade: o Monumento dos Costões Rochosos, uma extensa faixa de rochas que foi transformada em reserva ecológica e possui grande diversidade de fauna e flora, além de vista para o nascer do sol.