Programa do Ministério do Turismo oferece 9 Mil vagas na área

O projeto em parceria com a RioTur, Setur-RJ/TurisRio e IFRJ é destinado a profissionais que têm contato direto com o turista na cidade do Rio de Janeiro

 

O programa de qualificação para a Olimpíada e Paralimpíada de 2016 é direcionado para profissionais da Cidade do Rio de Janeiro que trabalham no atendimento ao turista e foi elaborado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Empresa de Turismo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/TurisRio, o Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a PUC-RJ, responsável por desenvolver a plataforma digital, disponível para tablets, celulares ou computadores.

 

O programa oferecerá um curso de qualidade no atendimento ao turista e utilizará uma plataforma de ensino inovadora, focada em dispositivos móveis: o Canal Braços Abertos, criado especialmente para atender esta demanda.

 

O curso não terá nenhum ônus financeiro e poderá ser realizado on line no tempo e lugar da conveniência do participante.

 

Os candidatos devem ter, pelo mesmo, 18 anos, ter cursado até o 6º ano do ensino fundamental e estar trabalhando em locais onde tenham contato direto com o turista na cidade do Rio de Janeiro como quiosques, barracas, no receptivo de pousadas, albergues, cama e café ou atuarem como prestadores de informações turísticas e guardas municipais, entre outros. A idéia é melhorar os serviços que serão oferecidos para visitantes e moradores da capital carioca.

 

A proposta de qualificação a distancia será oferecida em módulos e está estruturada a partir da utilização da plataforma Canal Braços Abertos que o aluno poderá acessar pelo celular smartphone, tablet ou computador a fim de assistir as vídeo aulas e realizar as atividades.

 

Cada módulo conterá um conjunto de unidades de ensino, totalizando, na soma de todos os módulos, aproximadamente 80 (oitenta) unidades. Cada unidade de ensino será decomposta em diferentes atividades de aprendizagem, com objetivos específicos, apresentação de vídeos, conteúdos auto-instrucionais e jogos. O tempo estimado para cursar on-line cada unidade é por volta de 1 (uma) hora.

 

O conteúdo abordará a comunicação básica com o turista em português e inglês, técnicas e comportamentos para o atendimento ao público e conhecimentos transversais como, segurança, cuidado com o meio ambiente, higiene e saúde, etc.

 

Ao final do programa, os participantes que concluírem o curso serão certificados. Também estão previstas premiações para aqueles que concluírem com sucesso e rapidez os módulos do curso.

 

Associações e entidades interessadas que seus associados participem do programa de qualificação para a Olimpíada e Paralimpíada devem encaminhar para o email rio2016.canal.bracos.abertos@gmail.com, a listagem dos candidatos – nome, CPF e e-mail (planilha anexa). A partir desta inscrição inicial, o participante terá seu acesso liberado para iniciar o curso no portal a ser divulgado por ocasião do lançamento oficial do programa.

 

Programa de qualificação: 9 mil vagas
Público-alvo: profissionais que atendam diretamente o turista na cidade do Rio de Janeiro
Pré-requisitos: idade mínima de 18 anos e terem cursado pelo menos a 6ª série do ensino fundamental
Inscrições: rio2016.canal.bracos.abertos@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *