Foto: ICMBIO

Parque Nacional de Itatiaia celebra 80 anos com atividades gratuitas

Turistas poderão apreciar o centro de visitantes revitalizado e exposição interpretativa da fauna e flora em dia de entrada gratuita

O Parque Nacional de Itatiaia completa, nesta quarta-feira (14), 80 anos de história. Para celebrar a data, a administração do parque preparou uma programação especial, com visitação gratuita a partir das 13h. Além disso, a comunidade receberá presentes para marcar a data: a revitalização do Centro de Visitantes Wanderbilt Duarte de Barros e apresentação de exposição interpretativa sobre fauna e flora da região.

Localizado na serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o lugar é endereço certo para quem busca recreação e turismo ecológico sem deixar também de se preocupar com a proteção da diversidade ambiental e nascentes.

Para o chefe do Parque, Gustavo Tomzhinski, o lugar vai além de uma área de lazer. “Celebrar os 80 anos faz com que a sociedade compreenda e valorize cada vez mais os parques nacionais, tanto para a preservação ambiental quanto para pesquisas. É preciso usufruir sustentavelmente desse recurso natural”, ressaltou.

É no Itatiaia que está um dos picos mais altos do país, o das Agulhas Negras, com quase 2,8 mil metros, além de atrações como o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruoca, a Pedra do Altar e o Mirante do Último Adeus.

Boa parte dos atrativos como o Lago Azul, a Cachoeira Poranga, a Piscina Natural do Maromba e a Cachoeira Véu de Noiva podem ser acessados pelo lado fluminense. Nesta área, as caminhadas em meio a trilhas são mais leves e rápidas. Em meia hora, chega-se às principais cachoeiras e alguns mirantes.

Criado em 1937 e com o título de primeiro Parque Nacional do Brasil, o Parque de Itatiaia é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é aberto para visitação todos os dias. Para consultar valores e melhores épocas de visitas acesse o site: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *