Mirante da Granja Guarani

Mirante da Granja Guarani, esperanças para sua restauração através do instituto Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV)

Área de lazer para todas as idades e centro de atividades culturais

Tombado pelo Inepac, o ‘Mirante das Lendas’, patrimônio cultural de Teresópolis, está a caminho da restauração depois de várias tentativas e projetos

A parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultura (INEPAC) e o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) dá os passos finais para a restauração do Mirante das Lendas, localizado na Granja Guarani, e a “requalificação de uso” do seu terreno. Muito mais do que uma linda paisagem e um belo projeto arquitetônico: o até então chamado “Quiosque das Lendas” e o terreno que o cerca, na Granja Guarani, serão um espaço para as famílias da comunidade — além dos moradores de Teresópolis e visitantes em geral — se divertirem e participarem de atividades culturais e artísticas.

Esse é o resultado da “fusão” entre o projeto original de restauração e uso dos espaços, feito pela arquiteta Christiane Ammon e pequenas alterações feitas pelo INEPAC, em reunião realizada em sua sede no dia 29 de agosto de 2016. As diferenças são mínimas e respeitam totalmente a ideia original.

Foi firmado um protocolo de intenções sobre o plano conjunto do Estado e da Prefeitura de Teresópolis em “unir esforços para cumprir com a elaboração do projeto e a execução das obras de restauro e readequação necessárias à recuperação do Mirante da Granja Guarani”, nas palavras de Manoel Vieira, ao redigir a ata da reunião. “É um compromisso nosso dar continuidade à restauração do mirante”, completou.

Aliás, ficou decidido na ocasião que o nome oficial do espaço passará a ser ‘Mirante das Lendas’, numa combinação do nome comumente usado na cidade para o local e o original, ‘Quiosque das Lendas’, dado pelo antigo dono do terreno, Arnaldo Guinle. Ele mandou construir o mirante em 1929, em estilo neocolonial e todo revestido de azulejos pintados pelo português Jorge Colaço, com imagens que traduzem quatro lendas indígenas: “O dilúvio”; “O anhangá e o caçador”; “A moça que saiu para procurar marido”; e “Como apareceu a noite”.

‘Abrace o Mirante’

Desde 2016, quando o prefeito Mario Tricano assinou a carta de anuência, a restauração do ‘Mirante das Lendas’, importante patrimônio cultural, está cada vez mais perto de se tornar realidade. Orçada em cerca de R$ 3,8 milhões, a obra tem patrocínio do BNDES. A Prefeitura de Teresópolis, junto com o ICCV, está lançando uma campanha para captar cerca de R$ 380 mil, através da Lei Rouanet, para a elaboração do projeto executivo de restauração.

A iniciativa começa neste sábado, dia 24 de março de 2018, com um abraço simbólico para a gravação do vídeo da campanha ‘Abrace o Mirante’. “A restauração do ‘Mirante das Lendas’ é um anseio antigo da população de Teresópolis e agora estamos prestes a concretizar esse sonho. Estamos há dois anos junto com o ICCV e o Inepac numa grande luta para conseguir os recursos para essa importante obra. A maior parte já conseguimos com o BNDES e agora falta muito pouco para que a obra saia do papel”, destaca o secretário de Cultura Márcio de Paula.

Tombamento e complexo cultural

O conjunto arquitetônico foi tombado pelo INEPAC em 7 de janeiro de 1988. Sua doação e de parte do terreno da propriedade ao Município foi decidida em audiência na Comarca de Teresópolis no dia 8 de setembro de 2010, em Ação Civil Pública, num acordo judicial entre o Ministério Público, o proprietário, Jorge Alberto Cadaval Mereb, e o Município.

“Estou muito feliz com a concretização de um sonho nosso e da população da Granja Guarani e de Teresópolis em geral”, comentou o secretário Márcio de Paula, que gostou de todas as inovações propostas pelo INEPAC no projeto.

Além da restauração do mirante e dos seus azulejos, o complexo do ‘Mirante das Lendas’ terá um anfiteatro para 100 pessoas e, numa construção em subsolo, uma sala de múltiplo uso, com auditório para 20 pessoas; banheiros; além de sala de apoio. Também será construído, próximo ao anfiteatro, um quiosque para a venda de lanches rápidos. E, claro, a criançada não foi esquecida: será montado um pequeno parque, com brinquedos. “Afinal, o espaço é para a família, para a recreação da comunidade”, definiu Manoel Vieira.

O ICCV e seu papel fundamental no processo

O Instituto Cultural Cidade Viva é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 12 de novembro de 1997, com atuação em todos os segmentos artísticos e culturais. Tem abrangência nacional, tendo trabalhado em mais de 120 municípios.

Sobre o ‘Mirante das Lendas’, Francis Miszputen, do ICCV, revelou que o contato com a entidade responsável pelos recursos financeiros está concluído e que todos os procedimentos legais foram rigorosamente cumpridos, tanto por parte do Instituto quanto da Prefeitura Municipal de Teresópolis e do INEPAC. “Falta pouco para começarmos as obras”, comentou.

A função do INEPAC

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), criado em 1975, dedica-se à preservação do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro, elaborando estudos, fiscalizando e vistoriando obras e bens tombados, emitindo pareceres técnicos, pesquisando, catalogando, inventariando e efetuando tombamentos.

O INEPAC presta, ainda, assessoria técnica às prefeituras em caso de elaboração de inventários de bens culturais móveis e imóveis ou no desenvolvimento de projetos e obras de restauração arquitetônica e artística nos municípios.

Fonte: Pref. de Teresópolis
Link em: http://www.teresopolis.rj.gov.br/especial-mirante-das-lendas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *