Festival Internacional de Circo reúne artistas em São Paulo

Arte, cultura, expressão, cores, acrobacias, malabarismos e muita palhaçada vão animar São Paulo a partir desta quarta-feira (11). Até o dia 15 de abril, domingo, o público da capital vivenciará o universo e a magia circense do 1º Festival Internacional de Circo (FIC), promovido pela Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“A realização do FIC é possível graças a um novo edital público lançado em 2017 e que já apresenta resultado concreto. Estamos muito felizes com o FIC e esperamos que este seja o primeiro de vários outros festivais de artes na cidade de São Paulo”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

O festival contará com mais de 40 atrações vindas de diversas cidades brasileiras e também com artistas da Bélgica, Espanha, Itália, Argentina, Chile, Equador e Uruguai. Os espetáculos reúnem o encanto do circo mundial, enriquecidos pelo teatro, dança e cinema.

Grandes nomes estão confirmados, como o artista Tato Villanueva, da Argentina, e o Circo Pitanga, da Bélgica. A maioria das atividades acontece na Cidade do Circo, um espaço montado no Centro Esportivo Tietê, que contará com três lonas, palco e estrutura para apresentação de números aéreos. Uma praça de alimentação também será montada para receber os presentes, com a oferta também de alimentos veganos e vegetarianos.

A abertura acontece às 20h desta quarta-feira (11) e traz um atrativo especial: a Mostra Competitiva, em que números circenses disputarão prêmios. Foram mais de 600 inscritos e apenas 12 finalistas selecionados para concorrerem a dois prêmios de R$5 mil, que serão entregues para o Melhor Número de Pista e Melhor Número de Aéreo. Também serão premiados com o valor de R$1 mil os três números que receberem Menções Honrosas. O público também poderá participar votando nos melhores da Mostra Competitiva.

Programação

Além da Cidade do Circo, o FIC terá programação em outras regiões de São Paulo, levando espetáculos aos bairros da periferia. A programação dos palcos volantes pode ser acessada no site da prefeitura.

A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos duas horas antes das apresentações. A Cidade do Circo fica no Centro Esportivo Tietê – Avenida Santos Dumont, 843 – Armênia (Metro Armênia).