Home / Notícias / Dia Mundial das Áreas Úmidas é comemorado nesta sexta
ACERVO / Icmbio

Dia Mundial das Áreas Úmidas é comemorado nesta sexta

Data foi instituída em 2 de fevereiro de 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção das Zonas Úmidas de Importância Internacional.

Nesta sexta-feira, (2), é celebrado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o valor ambiental, social e cultural das áreas úmidas, a necessidade de sua proteção e os benefícios que proporcionam às pessoas. O tema deste ano é a “A importância das áreas úmidas para um futuro urbano sustentável”. ‘”As áreas úmidas muito importantes pela sua biodiversidade e, sobretudo, pelos importantíssimos serviços dos ecossistemas que elas prestam”, defende o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski

A data foi instituída em 2 de fevereiro de 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção das Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção Ramsar, uma referência ao nome da cidade iraniana onde o documento foi assinado em 2 de fevereiro de 1971. Segundo o Comitê Nacional, áreas úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica.

O Brasil aprovou em 2017, junto à Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, sediada na Suíça, três novas propostas para sítios Ramsar. O Parque Nacional de Anavilhanas (AM), o Parque Nacional do Viruá (RR) e a Estação Ecológica do Taim (RS) – unidades de conservação (UCs) geridas pelo ICMBio. Assim, o Instituto aumentou de 13 para 16 o número de áreas reconhecidas pela convenção internacional. “As unidades de conservação são a melhor forma de conservar os ecossistemas e prestar esses serviços à sociedade, e por isso devem ser reconhecidas e prestigiadas”, ressalta Soavinski.

Evento no Parna dos Abrolhos – Para prestigiar a data, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (Sítio Ramsar) promove amanhã, 2, às 16h, na sede do Parque em Caravelas (BA), um coquetel de enecerramento do curso para dive master (mergulhadores). Evento do Dia Mundial das Áreas Úmidas e Ano Internacional dos Recifes de Coral – Informações 073 32972258.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *