Foto: Embratur

Dia de São João é celebrado em todo o Brasil

Festejos são realizados nos cinco cantos do país em comemoração ao dia do “santo festeiro”. Confira o calendário, escolha um evento e boa diversão!

Os festejos juninos acontecem durante dois meses, mas é no sábado, 24 de junho, que eles ficam ainda mais especiais. A data é atribuída ao aniversário de São João Batista e comemorada nas cinco regiões do país, com atividades culturais e gastronomia. De acordo com a tradição religiosa, a festa é celebrada para o “santo festeiro” que batizou Jesus Cristo.

A Agência de Notícias do Turismo selecionou alguns destinos de festas, mas o viajante pode conferir mais atividades no Calendário Nacional de Eventos do MTur. Dessa forma, fica fácil escolher o melhor festejo e não perder nenhum momento dessa riquíssima tradição brasileira.

Norte
Quadra Junina (Macapá – AP) – 01 a 24/06
Em Macapá, o aniversário de São João marca o último dia dos festejos, com a apresentação de grupos folclóricos e artistas locais. O público aproveita para participar do concurso do casal caipira, apreciar a exposição de artesanato e, claro, se deliciar com as comidas típicas.

Festejo Junino de Alvorada (TO) – 23 e 24/06
Um dos maiores eventos culturais da região sul do estado conta com apresentação de artistas regionais, grandes bandas de forró e competição de quadrilhas. A comida é feita pela comunidade, que vende as delícias típicas da festa. Além de se divertir, o festeiro que escolher Alvorada ajuda a fomentar o comércio local e a carreira de pequenos empreendedores da região.

Sul
Festa Junina (Nova Prata – RS) – 23 e 24/06
No município de Nova Prata, São João Batista é considerado padroeiro da cidade e o dia 24 é feriado municipal. A festança por lá será grande e contará com mais de 30 apresentações culturais, além de brincadeiras típicas. Aproveite para experimentar o quentão de vinho que será vendido nas barraquinhas de bebidas.

Festa de São João Batista (Camaquã – RS) – 24/06
São João também é padroeiro de Camaquã e a cidade entra em festa no dia 24 de junho. Para celebrar a data, o município acende a Grande Fogueira de São João e realiza uma queima de fogos de artifício. As danças e comidas típicas também não ficam de fora e são apreciadas por moradores e pelas pessoas de cidades vizinhas.

Nordeste

Foto: Prefeitura Municipal

São João de Patos (PB) – 20 a 25/06
O maior São João do sertão paraibano é o de Patos, que recebe turistas internacionais a fim de conhecerem um pouco mais da cultura junina. O evento é considerado o 4º maior São João Brasil e movimenta a economia turística do estado.

5ª Festa Resgate Cultural São João de Correntina (BA) – 21 a 24/06
Correntina recebe milhares de pessoas que ajudam a fortalecer a tradicional festa de Santo Antônio e São João. A estrutura para acolher tanta gente contará com apresentação de bandas de forró, concurso de sanfoneiros e de quadrilhas, além de brincadeiras como pau de sebo e boi de lino. O arraial vai ser animado!

O Maior São João do Mundo (Campina Grande – PB) – 02/06 a 02/07
Cerca de 2,5 milhões de pessoas são esperadas para curtir a festança em Campina Grande. O evento conta com palco principal em formato inédito de 360º, 18 restaurantes, 25 barracas de alimentação, 16 barracas da Vila Nova da Rainha e 112 bares que garantem entretenimento pelos 43 mil m² da festa. A preservação das raízes culturais da região são relembradas com espaços como o Memorial do Maior São João do Mundo, a Vila do Artesão e o Sítio São João.

São João de Caruaru (PE) – 03 a 29/06
O São João de Caruaru começou com uma reunião entre famílias, que acendiam fogueiras, preparavam comidas feitas de milho, soltavam fogos de artifício e dançavam ao som dos trios de forró. Com o tempo, a festividade atraiu mais pessoas e rendeu títulos à Caruaru, como o Maior e Melhor São João do Mundo e a Capital do Forró.

Sudeste

Foto: Prefeitura de São João de Machacalis

Festa Junina São João de Machacalis (MG) – 22 a 24/06
Machacalis tem esse nome em homenagem a tribo dos índios maxakali, últimos remanescentes de indígenas que habitavam o território mineiro. O arraial por lá é uma oportunidade de integrar povoados e manifestar o folclore regional. O São João da cidade faz tanto sucesso que, em 2016, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a festa. Para se ter uma ideia, a população do município é de aproximadamente 6.974 habitantes, segundo Censo Demográfico do IBGE (2000).

São João de Seropédica (RJ) – 22 a 24/06
Com uma grande diversidade artística e cultural, a festa de Seropédica é considerada referência na região. No São João da cidade tem música de qualidade, concurso de quadrilhas, leilões, casamentos caipiras e gastronomia rural. O arraial é uma festa inesquecível para moradores e visitantes.

Centro-Oeste
Arraial do Banho de São João de Corumbá (MS) – 22 a 25/06
Mato Grosso do Sul celebra uma verdadeira festa de fé. Certificada como Patrimônio Imaterial do estado, o São João é realizado como pagamento de uma promessa por uma graça alcançada ou em agradecimento à São João Batista. Por lá, o santo é banhado nas águas do Rio Paraguai na madrugada do dia 23 para 24 de junho, atraindo 3 mil turistas.

Festa do Padroeiro São João Batista (Colíder – MT) – 22 a 25/06
O evento em Colíder envolve 67 comunidades católicas ativas na cidade, reunindo aproximadamente 7 mil pessoas. Apresentações religiosas e juninas fazem parte das atrações, além de barracas de comidas e danças típicas. A festa é considerada tradição é responsável por disseminar a cultura religiosa de seu povo, resgatando o folclore junino.

 

Credito: Por Nayara Oliveira / MIN. TURISMO

Check Also

Centro registra 1.350 araras-azuis-de-lear na natureza

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *