Dia de São João é celebrado com festas em todo o país

Festejos juninos reforçam o resgate das tradições brasileiras e geram impacto nas economias locais

Comemorado nesta sexta-feira (24) em todo o Brasil, o Dia de São João é um dos eventos populares mais aguardados pelos brasileiros. A data, que celebra o nascimento de São João Batista, o “santo festeiro”, é marcada também por tradicionais e badaladas festas juninas. Seja nas capitais ou no interior, todos se programam para curtir as comemorações caracterizadas pelas quadrilhas, fogueiras, bandeirinhas e gastronomia típica, além de shows de artistas e bandas de destaque nacional.

Este ano, os festejos nesta data têm início com um espetáculo à parte, o Festival Folclórico de Parintins 2016, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho no Amazonas. A belíssima apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido – que disputam a atenção do público – reúne, todos os anos, cerca de 100 mil pessoas na ilha de Parintins. A grandiosa encenação gira em torno da cultura, história, riqueza e diversidade étnica da Amazônia.

“Sem dúvida, uma das mais importantes manifestações culturais do país e de expressivo impacto na economia local”, segundo o ministro do Turismo, Alberto Alves. “Eventos de notório reconhecimento popular, de valorização e resgate de tradições, como o Festival de Parintins, são grandes geradores de fluxo de turistas, de desenvolvimento, emprego e renda nas regiões”, completa.

As festas de celebração ao São João começaram em junho e se estendem até os meses de julho e agosto, quando acontecem as festas Itapemirim (ES), Belo Horizonte (MG) e Itariri (SP), no dia 1º de julho, São Sebastião (SP), no dia 15, Anápolis (GO), no dia 25, e Brasília (DF), no dia 25 de agosto. Este ano, o Ministério do Turismo investirá cerca de R$ 6,2 milhões para reforçar essas celebrações no país.

PARINTINS EM TEMPO REAL – A Agência de Notícias do Turismo (ANT) vem produzindo uma série de reportagens para ampliar a exposição dos festejos e destinos. O conteúdo pode ser acessado na página especial do “São João do Brasil“, no Portal do Ministério do Turismo. Em junho, a ANT participou do São João de Campina Grande (PB) e de Mossoró (RN). Neste final de semana, a Agência de Notícias do Turismo estará em Parintins para promover o Festival Folclórico em tempo real pelas redes sociais do MTur. Para acompanhar, acesse o @mturismo através do Twitter.

SÃO JOÃO DO BRASIL – O Ministério do Turismo anunciou apoio de R$ 6,2 milhões para apoiar a realização de festejos juninos em todo o país.  A ideia é transformar o São João em um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes nacionais e estrangeiros nos destinos nacionais que investem nestes eventos.

FONTE: MTUR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *