Carnaval veneziano movimenta turismo em Santa Catarina

Carnevale di Venezia acontece em junho e movimenta a rota turística do sul de Santa Catarina com o Baile de Máscaras e a 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana

 

Os turistas que visitam Nova Veneza (SC) entre os dias 14 a 17 de junho poderão participar do Carnevale di Venezia, considerado o maior evento do gênero fora da Itália e reconhecido nacionalmente. Em 2018, a cidade comemora 120 anos de colonização italiana e 53 de emancipação política com um festival gastronômico e o tradicional carnaval com trajes de época e máscaras. Os vinhos coloniais e a grappa (aguardente italiana) ampliam o cardápio de opções e atrações que os turistas encontram em Nova Veneza.

Nova Veneza é um importante reduto da cultura italiana na região Encantos do Sul, de Santa Catarina. Dos 15 mil habitantes, 95% são descendentes de imigrantes que vieram principalmente da região do Vêneto, na Itália. Outra peculiaridade da cultura local é o dialeto Vêneto falado pela maioria da população e que ainda preserva o sotaque original da mais italiana das cidades brasileiras.

Durante o festival, a Praça da Chaminé reúne atrações tipicamente italianas como o exuberante desfile de carnaval à moda antiga, com foliões mascarados ao estilo da italiana Veneza, grupos folclóricos de dança, música regional, além de pratos da cozinha italiana e local como a galinha caipira ensopada. Entre as principais receitas de influência italiana estão: a polenta, a fortaia (prato à base de ovos e queijo) e as massas caseiras encontradas nos restaurantes da cidade.

Destacam-se também o Monumento do Imigrante, localizado no pórtico da cidade, e uma autêntica gôndola veneziana, ancorada no lago da praça principal. O Museu do Imigrante, que abriga mobiliário, ferramentas e utensílios dos pioneiros colonizadores da região, e a Igreja São Marcos, com o relógio da torre oriundo de Veneza, também são atrações ligadas a colonização italiana em Nova Veneza.

Os turistas ainda são presenteados com uma visita aos sobrados centenários feitos de pedras. Os casarões coloniais, na zona rural, são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O conjunto arquitetônico fica na Via do Imigrante. A antiga estrada rural, que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravaggio, também faz parte do roteiro de turismo religioso de Nova Veneza e o turista conta com visão privilegiada das belezas naturais da Serra Geral Catarinense.

Além das atrações culturais e históricas, os visitantes ainda poderão apreciar a exuberante natureza no entorno de Nova Veneza. São paisagens de cartão postal com rios cristalinos correndo entre as montanhas cobertas de matas nativas. Ainda é possível fazer trilha no Santuário Ecológico Aguaí e aventurar-se na descida de rapel e tirolesa. Os banhos de cachoeiras também fazem parte do roteiro de natureza e aventura de Nova Veneza. Destacam-se as cachoeiras Vila Maria (100 metros), Coral (12 metros) e Três Quedas (70 metros).