Foto: Embratur

Brasil é o melhor país para se aventurar

Levantamento feito por universidade americana avalia os 80 melhores países do mundo

O Brasil acaba de ser eleito o melhor país para se aventurar. O título concedido pelo terceiro ano consecutivo faz parte de um levantamento feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, por meio de sua plataforma “Best Coutries”. O Brasil aparece também com pontuação máxima nos quesitos sensualidade e diversão. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), cada visitante gasta, em média, US$ 916 durante sua viagem ao país.

Entre as atrações levantadas pela publicação estão as praias brasileiras, o carnaval do Rio de Janeiro, intitulada umas das maiores festas do mundo e que mostra como a dança e música fazem parte da cultura nacional. Para garantir a primeira colocação, o Brasil conseguiu nota 10. O pódio é completado por Itália e Espanha que aparecem, respectivamente, na segunda e terceira colocações.

“O título de melhor país para se aventurar vai ao encontro de um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial que colocou o Brasil como número um no quesito atrativos naturais. Isso só mostra que temos muito a oferecer aos turistas brasileiros e estrangeiros e para garantir uma experiência cada vez mais especial, estamos trabalhando arduamente para melhorar a qualidade no atendimento e na infraestrutura”, afirmou a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

No quesito herança cultural, o Brasil aparece na oitava colocação. O ranking avalia os 80 melhores países do mundo e na edição divulgada este ano o Brasil aparece na 29ª colocação com nota de 3.9. A pontuação, foi obtida por meio de uma plataforma que avaliou 65 categorias. É importante explicar que as categorias possuem pesos diferentes.

Outros quesitos tiveram boa avaliação: paisagem (9.1), clima (9.3) e receptividade (8.5). Aliás, o brasileiro é símbolo de povo hospitaleiro e, em alguns destinos, a simpatia e o acolhimento foram unanimidade na avaliação dos visitantes. Em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, a hospitalidade recebeu nota máxima de 100% dos turistas estrangeiros que estiveram na cidade em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Além da cidade fluminense, três municípios de Santa Catarina – Balneário Camboriú e Bombinhas, empatados, além de Florianópolis – por exemplo, alcançaram a segunda e terceira posições do ranking, com mais de 99,4% de aprovação. Angra dos Reis (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Armação de Búzios (RJ) também se destacaram como bons anfitriões.

Fonte: Min. do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *