Boulevard Olímpico movimenta zona portuária do Rio de Janeiro

Por Geraldo Gurgel / MTUR
04_08_2016_kobra (1)Boulevard Olímpico e a obra “Etnias”, de Eduardo Kobra. Foto: Paulino Menezes/Ascom/MTur

Instalado no Porto Maravilha, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Boulevard Olímpico promete ser o ponto de encontro de todas as tribos durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Totalmente revitalizada, a área na Zona Central contará com uma agenda intensa de programações culturais gratuitas como shows, exposições e transmissões dos jogos da Rio 2016. É lá também que estará a Casa Brasil – espaço de promoção do Brasil na competição. A ideia do novo espaço é promover a integração do espírito carioca com o espírito olímpico, numa grande festa.

Com 3,2 quilômetros de extensão, o Boulevard Olímpico está instalado em um trecho de orla entre a Praça XV e o AquaRio. Cariocas e turistas poderão ver de perto a grande transformação urbana da região e visitar seus novos e antigos atrativos, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e a Cidade do Samba. É lá também que a Pira Olímpica ficará acesa durante toda a Olimpíada, dentro do Boulevard, logo em frente à Igreja da Candelária.
Boulevard Olímpico e a obra “Etnias”, de Eduardo Kobra. Foto: Paulino Menezes/Ascom/MTur

Durante todo o período de competição, o local respirará arte. Uma das atrações é o projeto Inside Out, idealizado pelo fotógrafo e artista francês JR. Na instalação colaborativa, o público poderá participar por meio de fotos instantâneas que serão coladas no chão para a formação de um grande mosaico durante o evento. Destaque para o mural “Etnias”, do grafiteiro Eduardo Kobra. Concorrendo ao Guinness Book como maior painel do mundo, com três mil metros quadrados, a obra é inspirada nos cinco continentes.

04_08_2016_praca_maua_2

Os momentos olímpicos serão mesclados com imagens do Rio em um show de projeções no edifício “A Noite”, na Praça Mauá. Outras projeções de animações interagem com o público ao longo do Boulevard na performance do artista VJ Suave. Entre uma atração e outra, 50 Food Trucks e 12 bares oferecerão o melhor da gastronomia para reabastecer a energia dos milhares d e turistas que passarão diariamente pelo local. Haverá ainda queima de fogos todas as noites para embelezar ainda mais o céu carioca.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS – No Palco Encontros, na Praça Mauá, artistas nacionais se juntam para parcerias inusitadas em shows diários. Já o Palco Tendências, na Praça XV, recebe novos artistas, dos mais variados ritmos. O Palco Amanhã, na Orla Luiz Paulo Conde, está destinado para sons alternativos e novas vertentes da música brasileira.

Ainda no Boulevard, o maior balão panorâmico do mundo subirá até 150 metros para encantar os visitantes com um ângulo diferente da cidade. Um bungee jump e atrações como a maquete do Rio de Janeiro feita de blocos estão entre outras opções montados pelos patrocinadores na região portuária. O Museu Itinerante “Se Prepara Brasil”, que levou a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para 45 cidades, estacionou na região portuária depois de percorrer 30 mil quilômetros em cinco meses.

Casa Brasil – Diversidade cultural, práticas esportivas e oportunidades de negócios em um só lugar. O espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos tem como objetivo fortalecer a imagem do país e seu potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios. Turistas estrangeiros têm a chance de entender a cultura local, participar de oficinas de café e degustações de chocolate, cachaça e vinho. A Casa Brasil também tem simuladores de realidade virtual e esportes para crianças. O Brasil tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, é dividida em dois armazéns de 1.750m² e 3.500m² no Píer Mauá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *