Home / Notícias / Artesanato amapaense encanta turistas estrangeiros

Artesanato amapaense encanta turistas estrangeiros

Turistas visitaram os pontos turísticos e fizeram questão de levar uma lembrancinha do Amapá.

Grupo de turistas russos e alemães elogiou o artesanato amapaense e comprou várias peças
A visita de aproximadamente 600 turistas, a maioria de nacionalidades russa e alemã, aos anexos da Casa do Artesão que funcionam no Monumento Marco Zero do Equador e no Museu Sacaca, em Macapá, neste domingo, 7, foi bastante positiva. Além de conhecerem o artesanato local, tiveram a oportunidade de comprar brincos, colares, terços, camisetas e outros produtos.

O grupo desembarcou do navio Albatros, de bandeira alemã, durante a manhã, no porto da praticagem, no Distrito de Fazendinha. De lá, seguiram de ônibus até os principais pontos turísticos de Macapá. Entre eles, Fortaleza de São José de Macapá, Museu Sacaca, Monumento Marco Zero do Equador e Centro Comercial.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), responsável pelos anexos da Casa do Artesão, também montou uma feira de artesanato na Praça Beira-Rio. No local, os turistas compraram peças em madeira, cerâmica, argila, sementes etc. “É o primeiro transatlântico que visita o Amapá em 2018. Foi uma oportunidade para aquecer o comércio, não só com a venda de artesanato, mas de outros produtos e serviços. A previsão da Secretaria de Turismo é que mais outros três navios atraquem aqui ainda este ano”, comentou a titular da Sete, Maraína Martins.

De acordo com a guia turística e intérprete, Janny Wagner, que acompanha os turistas na viagem no navio cruzeiro Albatros, eles ficaram encantados com a qualidade e diversidade das peças. “Conversei com vários e o posicionamento foi quase unânime quanto aos produtos. Alguns aproveitaram para levar de lembrança e dar aos familiares e amigos”, comentou.

Para garantir a segurança dos turistas, o governo do Estado reforçou o policiamento na Rodovia JK, com batedores, e nos locais por onde o grupo passou. A Polícia Militar destacou uma guarnição para ficar exclusiva no acompanhamento.

A passagem do navio cruzeiro pelo Amapá foi uma articulação da empresa Cunani Turismo. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) destinou guias turísticos e intérpretes para orientar e facilitar a comunicação com os turistas.

Turistas nacionais

E não foram só os russos e alemães que visitaram os anexos da Casa do Artesão. Antônia de Freitas e o filho Aylb Wallace são de Manaus e aproveitaram para conhecer os pontos turísticos da capital. Um dos locais visitados foi o Monumento Marco Zero. “Nossa! Como é lindo aqui! Tudo bem organizado e as peças artesanais são um encanto. Dá vontade de levar um pouco mais”, descreveu Antônia, que estava acompanhada do irmão, Antônio Charles Freitas de Lima.

Os freis capuchinhos também conheceram um pouco do artesanato local. “Já tinha vindo aqui há alguns anos. Mas agora, vamos retornar com mais frequência e indicar o local para outras pessoas”, acrescentou o frei João Carlos, do Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate.

Fonte: Governo do Estado do Amapá em: < https://www.portal.ap.gov.br/noticia/0701/artesanato-amapaense-encanta-turistas-estrangeiros >

Sobre admin

Confira

Fórum da Água injetou R$ 48,2 milhões na economia do Distrito Federal

O 8° Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília de 17 a 23 de março, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.