Foto: Acervo / Embratur

Aniversário de 464 anos de São Paulo movimenta o turismo

Fundada em 25 de janeiro de 1554 pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, a capital paulista aniversaria com uma extensa agenda cultural nos principais atrativos turísticos da cidade

O turismo cultural é uma das marcas de São Paulo e o dia 25 de janeiro homenageia a fundação do Colégio dos Jesuítas, marco da fundação da maior cidade brasileira. A data, segundo a tradição católica, é a mesma da conversão do apóstolo Paulo ao cristianismo, daí o nome da capital paulista. Ainda hoje, o “pateo” do colégio é um dos principais atrativos de “Sampa”, como é carinhosamente conhecida. Graças ao ciclo do café, em meados do século XIX, a cidade virou uma das maiores metrópoles do planeta e, além de principal polo industrial, comercial e econômico da América Latina, é sinônimo de turismo de negócios, grandes eventos, diversidade, lazer e gastronomia cosmopolita.

Shows ao vivo, exposições artísticas, espetáculos de dança, circuitos culturais e outras atividades da festa de aniversário se espalham, desde ontem (24), por toda a cidade. A Biblioteca Mário de Andrade, a Praça da República e o Theatro Municipal estão entre os ícones do turismo local que sediarão eventos ao longo do dia.

O Vale do Anhangabaú, outro atrativo turístico de São Paulo, será palco dos principais shows musicais da Festa da Cidade com apresentações de Paula Fernandes e Anitta, entre outros. Serão 24 horas de programação e a expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas, entre turistas e paulistanos, aproveitem a grandiosa celebração.

Os visitantes poderão se juntar aos moradores de São Paulo nos demais eventos em diversos centros culturais do SESC e da cidade, todos com programação especial de aniversário, como no Centro Cultural Cidade Tiradentes, no Centro Cultural da Juventude, no Centro Cultural do Grajaú, no Centro Cultural Tendal da Lapa e nos teatros Décio de Almeida Prado, Paulo Eiró e Cacilda Becker.

A agenda cultural de aniversário contará, ainda, com shows de O Rappa, Raimundos, Elba Ramalho, Elza Soares, Paula Lima, Luciana Mello, Léo Maia, Wilson Simoninha e Demônios da Garoa. Já o cantor Gilberto Gil e a Bateria da Escola de Samba Vai-Vai se apresentam no cruzamento das avenidas São João e Ipiranga, a esquina mais famosa da capital.

O aniversário de São Paulo coincide ainda com a Final da Copa São Paulo de Juniores e o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, local da competição, na Zona Oeste da cidade, é um dos atrativos mais visitados da capital. Além de moderno e interativo, o museu vai oferecer uma programação especial após a partida. Os turistas ainda poderão visitar o Museu da Energia, que conta a história da iluminação pública de São Paulo e será reaberto nesta quinta-feira, bem como o Edifício Altino Arantes. O espigão no Centro de São Paulo, antiga sede do Banespa, foi restaurado e será reaberto ao público com o nome de Centro Cultural Farol Santander. Já no Memorial da América Latina, na Barra Funda, terá o Festival do Pastel onde os visitantes poderão apreciar uma grande variedade de pastéis doces e salgados, uma das iguarias da culinária paulistana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *