A ensolarada Fortaleza comemora 291 anos

Beach Park é uma das opções de lazer em Fortaleza.

Por Lívia Nascimento

A capital do Ceará está em festa. Shows, passeios históricos, voos extras e hotéis lotados de turistas no feriadão da páscoa marcam o aniversário de Fortaleza. A chegada de 12 voos extas no feriadão da Páscoa, que começa com o aniversário da cidade, comemorado nesta quinta-feira (13), mostra o quanto a capital cearense é procurada por brasileiros e estrangeiros em busca de sol, mar e demais atrativos que fazem do Ceará um dos principais destinos do Brasil. Aos 2,6 milhões de moradores da 5ª maior cidade brasileira, juntam-se 30 mil turistas esperados nesta Semana Santa para animar ainda mais a festa dos 291 anos da cidade, fundada em 1726, e que teve como origem do nome a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

São esperadas 100 mil pessoas na orla da capital durante a festa desta quinta-feira. E quem passar o feriadão em Fortaleza não vai se arrepender da escolha. Uma visita guiada no Passeio Público e no Museu da Indústria no centro histórico faz parte do tour que percorre mais de 30 atrativos turísticos da cidade. Com 34 quilômetros de orla, o turista tem 15 opções de praias na capital cearense. As mais frequentadas são: Futuro, Meireles, Mucuripe, Iracema, Leste-Oeste e Barra do Ceará. Todas propiciam aos visitantes diversão garantida e muitos outros atrativos, além de sol e mar.

A estátua de Iracema em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, musa do romance de José de Alencar, é um dos símbolos da cidade. Outros pontos turísticos são a Ponte dos Ingleses, o aterro e a Feirinha de Artesanato da Beira-Mar, conhecida pela diversidade de produtos típicos em centenas de barracas no calçadão. A Catedral de Fortaleza, em estilo neogótico, foi inspirada na catedral de Notre Dame, de Paris, e ocupa o local da antiga Igreja da Sé, no centro da cidade. Ao lado da catedral, o Mercado Central leva o visitante a uma imersão na cultura cearense. O prédio de 1809 abriga 550 lojas uma enorme diversidade de produtos e artesanato.

Já no centro cultural Dragão do Mar, o turista encontra opções de teatro, exposições, museus, cinemas e um planetário, além de bares, cafés e restaurantes no entorno do atrativo. É uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, engajado na luta pela libertação dos escravos, apelidado de Dragão do Mar. O Museu do Ceará, o Passeio Público, a Praça do Ferreira e o centenário Teatro José de Alencar, de 1910, bem como a Casa de José de Alencar, estão no roteiro turístico de quem visita Fortaleza. O Parque Ecológico do Cocó é a maior área verde da cidade e uma das opções para quem gosta de relaxar ou caminhar ao ar livre.

O Beach Park, na praia de Porto das Dunas, é o maior parque aquático da América Latina. O complexo turístico é um dos lugares mais procurados pelos visitantes. Também na orla, ficam as famosas barracas que oferecem pratos típicos como baião de dois, lagosta e caranguejo, além de shows de forró e humor. As noites de quinta-feira, na praia do Futuro, e de segunda-feira, na orla de Iracema, são as mais badaladas. Já na sexta, o movimento de jovens é grande na Rua dos Tabajaras, também na praia de Iracema.

Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa (5.608 km de Lisboa, em Portugal) e está a apenas 5.566 km de Miami (Estados Unidos). É também o portão de entrada de todos os outros destinos do Ceará. Além da capital, entre os principais locais visitados pelos turistas estão Canoa Quebrada, Jericoacoara, Guaramiranga, Cumbuco, Porto das Dunas e Praia das Fontes. O impacto econômico no turismo cearense durante o feriadão é estimado em R$ 128 milhões em todo o estado com a visita de 55 mil turistas. De acordo com o Ministério do Turismo, os feriadões em 2017 devem movimentar R$ 21 bilhões na economia do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *