Turismo
 
          INÍCIO            DESTINOS NO BRASIL            SOBRE O BRASIL               DICAS DE VIAGEM
Turismo


Turismo no Brasil   >   Estado: Minas Gerais   >   Destino: Baependi


Baependi
Foto: Pref. Mun. de Baependi

 Pontos Turísticos

■ PONTOS TURÍSTICOS
Cachoeira de Itaúna
Uma das mais belas cachoeiras de Baependi. Seguir estrada sentido São Pedro por aproximadamente 17 Km sendo a maior parte em estrada de terra. Tem campo de futebol e funciona um bar no local.
Cachoeira de Itaúna
Foto: Pref. Mun. de Baependi

Cachoeira do Juju
Incrustada nas encostas da serra da careta é a cachoeira mais distante da cidade, aproximadamente 34 Km, está em um local de difícil acesso mas seus 130 metros de queda impressionam pela beleza inigualável. O lugar é ideal para a prática de ESPORTES DE AVENTURA.
Cachoeira do Juju
Foto: Pref. Mun. de Baependi

Cachoeira do Gamarra
Seguir estrada sentido Lavrinha por 12 Km sendo a maior parte em estrada de terra. Funciona um bar no local. É a cachoeira mais conhecida e muito frequentada.

Cachoeira Honorato Ferreira
Essa bela cachoeira encontra-se a 25 Km da cidade e a 2 Km do povoado de Piracicaba. O acesso é feito a partir de um sítio onde deve-se deixar o carro e seguir por uma pequena trilha a pé.

Cachoeira do Caldeirão
Essa belíssima cachoeira possui uma grande queda de 15 metros e sua profundidade é de 30 metros. Alguns visitantes chegam a saltar das pedras. Localizada a 32 Km da cidade, recomenda-se a utilização de veículos 4x4 por ser em um local de difícil acesso.

Cachoeira Caixão Branco
E uma série de pequenas quedas que terminam em uma piscina natural. Localizada a 500 metros após ao gamarra, onde deve-se deixar o carro e andar por uma trilha beirando o rio por cerca de 10 minutos.

Toca dos Urubus
Grande formação rochosa com uma belíssima vista panorâmica das serras que circundam Baependi. Fica no alto da cidade com 1.200 metros de altitude. Localiza-se a 2 Km do centro, depois seguir mais 10 minutos a pé por trilha

Igreja da Boa Morte
A igreja de Nossa Senhora da Boa Morte está localizada em frente a uma pracinha em um lugar bem tranquilo e arborizado.

Praça Monsenhor Marcos
Na praça principal da cidade, onde acontece os eventos culturais como o TRADICIONAL FORRO NA PRAÇA AOS SABADOS E DOMINGOS.

Cachoeira Três Quedas
Localizada a 25 Km do centro. É Necessário seguir por uma trilha acima da cachoeira Honorato Ferreira para conseguir alcançar a cachoeira das Três Quedas. É aconselhável o acompanhamento de um guia.

Cachoeira do Inferninho
Localizada a 20 Km do Centro e a 7 Km do Gamarra, essa cachoeira impressiona pelos seus 30 metros de altura, embora seja perigosa, é muito frequentada pelos amantes da natureza.

Igreja de Nhá Chica
Francisca Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá-Chica. Se dedicou à fé e à caridade. Assim viveu até sua morte em 14 de Junho de 1895. São atribuidos a ela diversas graças alcançadas. Atualmente, seu Processo de Beatificação se encontra no Vaticano. A capela construida por Nhá-Chica é chamada de Santuário de N. Sra. da Conceição.
Igreja de Nhá Chica
Foto: Pref. Mun. de Baependi

Igreja Matriz
A Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat é tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Ela foi erguida em meados do sec. XVIII, por volta de 1754. Localiza-se na praça principal da cidade.
Igreja Matriz
Foto: Pref. Mun. de Baependi

 Ecoturismo & Natureza
Parque Estadual Serra do Papagaio
O parque localizado na Serra da Mantiqueira possui área total de 23.917 hectares e forma corredor ecológico com Parque Nacional de Itatiaia no estado do Rio de Janeiro. As terras de Baependi correspondem a 44% deste santuário ecológico que engloba ainda as cidades de Aiuruoca, Alagoa, Itamonte e Pouso Alto.

Cânion do Cavalo Baio
Está localizado na Serra do Canjica dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio. Sua nascente está a mais de 2.200 metros de altitude. A cachoeira do Cavalo Baio que da nome ao cânion é a segunda maior do Estado de Minas com 215 metros de queda. É a maior via de rapel do Brasil, 1.050 metros de desnível. Para se chegar a este local de difícil acesso, um guia é indispensável.

Pico do Canjica
O Pico do Canjica com 2.357 metros é um dos maiores da região. Nas enconstas da serra podemos avistar de longe a cachoeira do Cavalo Baio.

Pico do Chorão
Este ponto é um dos mais altos de Baependi e um dos lugares preferidos para quem está a procura de trilhas. Distante 34 km do centro de Baependi, este local de difícil acesso é cercado de belas cachoeiras.

Serra da Careta
Para se chegar a Serra da Careta é necessário seguir em direção ao bairro Vargem. Um guia é aconselhado para a caminhada até o topo da serra com 2.050 metros de altitude. A Serra da Careta proporciona uma privilegiada vista de todas as serras altas da Mantiqueira.