Home / Destinos pelo Brasil / São Luís

São Luís

São Luís está no nordeste do Brasil e foi a única cidade brasileira fundada pelos franceses no século XVII. Porém os portugueses a invadiram e deixaram aqui o maior e mais homogêneo conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina, reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Sua lindas praias, lendas e mistérios são apenas alguns dos fatores responsáveis por este encantamento. Mas é na riqueza do seu patrimônio arquitetônico e cultural que São Luís concentra a sua grande força para atrair um maior número de turistas.

O conjunto arquitetônico de seu Centro Histórico é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 4000 imóveis dos séculos XVIII e XIX e distribuídos por mais de 220 hectares, tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1997. Os casarões seculares, em sua maioria, revestidos de azulejos portugueses pintados à mão, compõe um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina.

Nos bairros da Praia Grande e Desterro, a região concentra hoje, museus, centros de cultura, teatros, cinema, bares, restaurantes, feiras e uma infinidade de lojas de artesanato. Estão ali também, praças, becos, escadarias, ladeiras e algumas das mais belas ruas da parte histórica da cidade, como as Ruas Portugal e do Giz e o Largo do Comércio.  Construídos pelos senhores que comandavam a produção de algodão e ouro na região, os solares e sobrados representam o apogeu econômico da cidade na Época.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Convento das Mercês
A Igreja e o Convento das Mercês foram erguidos pelo Padre Antônio Vieira em 1654 para abrigar a Ordem dos Mercedários na Praia Grande. Funciona ali hoje a Fundação da Memória Republicana, o Memorial José Sarney, o Centro Modelador de Pesquisa da História Republicana e o Instituto da Amizade dos Povos de Língua Portuguesa. De início, as instalações eram feiras de palha e taipa, mas com o tempo a construção foi remodelada com materiais mais resistentes, e com isso, o prédio foi tomando proporções maiores.

O Governo tomou posse das instalações em 1905, quando realizou novas reformas para que pudessem abrigar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Estado. Inverteu também as entradas de acesso à construção, que antes eram voltadas ao mar. Com o passar dos anos, mais uma reforma foi realizada e então os memoriais que hoje existem lá entraram em funcionamento.

Teatro Arthur Azevedo
O teatro mais famoso de São Luís é também um dos mais antigos do País. Coserva os traços neoclassicos originais que guardam mais de 200 anos de história e uma beleza comparável a poucos. Inaugurado em 1817, como Teatro União, foi só no século seguinte que finalmente ganhou o nome grande mestre da dramaturgia brasileira.

Palácio La Ravardiére
O Palácio de La Ravardière é a sede da prefeitura de São Luís do Maranhão, no Brasil. Com origens no século XVII, é um marco importante do centro histórico da cidade. O nome do Palácio é uma homenagem a Daniel de la Touche, senhor de La Ravardière, considerado fundador da cidade, em 1612.

Forte Santo Antônio
A estrutura primitiva desta forticação é atribuída aos franceses, durante os combates de 1614. Posterior se tornou um marco histórico do período de resistência portuguesa às invasões estrangeiras, o Forte de Santo Antônio da Barra foi totalmente revitalizado pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Localizado próximo ao Espigão da Ponta D’areia, em São Luís, o centro cultural conta com o Museu de Embarcações tradicionais maranhenses, um memorial sobre a história do Forte e o Museu da Imagem e Som.

Museu das Embarcações
A nova casa de cultura contempla o museu de embarcações onde o visitante poderá conhecer 18 tipos de embarcações tipicamente maranhenses por meio de maquetes em escala. As maquetes foram confeccionadas por mestres carpinteiros do Estaleiro Escola. Diferenciadas de outras pela originalidade de suas formas, as embarcações maranhenses tradicionais fazem parte do patrimônio cultural da cidade.

Museu da Imagem e do Som
O Museu contempla uma sala de projeção com diversos vídeos sobre a cultura maranhense, uma pequena mostra de equipamentos de audiovisual antigos como máquinas fotográficas, projetores, monóculos etc. Também disponibiliza nova tecnologia com o uso de óculos de realidade virtual, transportando os visitantes para os destinos turísticos do Maranhão. Em breve o MIS funcionará com estúdio de som, ilha de edição, midiateca, videoteca, núcleo de digitalização, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos e para produção de obras de artistas locais.

Parque Estadual do Bacanga
O Parque localizado na capital maranhense, com uma área de 2.634 hectares, localizado a sudoeste do centro urbano, entre a margem direita do Rio Bacanga e a região do Maracanã. O Parque preserva um pedaço da floresta amazônica, protetora de mananciais, cujas nascentes naturais alimentam a represa do Batatã, que abastece aproximadamente quase 30% da cidade de São Luís.  No parque há ainda, ruínas do complexo fabril, conhecido como Sítio do Físico, que possui cerca de 1.600 m² de áreas com ruínas de curtumes, fornos, tanques e armazéns.

Caracteriza-se por um relevo plano e ambiente costeiros, influenciado pela dinâmica das marés, favorecendo o estabelecimento de ecossistemas como os manguezais. As áreas centrais do Parque do Bacanga apresentam pequenas colinas e vales. O Parque oossui vegetação remanescente de floresta amazônica em interface com mata ciliar, manguezal, mata de cocais e cerrado.

Lagoa da Jansen
A Lagoa da Jansen é um ponto turístico dotado de atrações para todos os gostos e idades. Caminhar, praticar esportes, passear, bares, restaurantes, enfim programas para toda a família.

Espigão Costeiro
Localizado na península da Ponta da D’areia num dos melhores locais para se apreciar o por do sol na ilha, vale a pena fazer uma caminhada curtindo as belezas do Oceano Atlântico.

 

■ PRAIAS

Praia do Araçagi
A praia fica no município de São José de Ribamar, a 19 quilômetros do Centro. Por ali, a beleza das dunas é superada pelos quiosques de comidas típicas que servem os frequentadores em barraquinhas individuais e acessíveis por carro – os automóveis ficam estacionados na areia, ao lado da barraca exclusiva.

Praia do Meio
Com localização entre as praias do Olho D’Água e Araçagy, é muito freqüentada, principalmente pelos adeptos de Jet-Ski. Possui várias casas de veraneio e bares.

Praia do Olho DÁgua
O visual é rústico, formado por dunas, morros e falésias; mas Olho DÀgua é urbanizada, cheia de quiosques e bastante movimentada. Os ventos fortes que sopram por ali entre os meses de julho e dezembro atraem os praticantes de esportes à vela.

Praia da Guia
Fica do lado oeste da ilha, a 13km de São Luís. Composta de dunas, vegetação rasteira e recifes, com vista panorâmica do centro.

Praia do Caolho
Localizada entre as praias do Calhau e Olho DÀgua, no final da Avenida Litorânea. É bastante procurada para acampamentos

Praia do Calhau
A praia de águas calmas, dunas e vegetação rasteira acompanha toda a extensão da Avenida Litorânea. O movimento é grande nos finais de semana, tanto de banhistas quanto de adeptos de atividades esportivas, como corrida e ciclismo. O charme fica por conta dos quiosques padronizados e dos restaurantes sobre palafitas.

Praia da Ponta da Areia
Localizada ao norte da Ilha e considerada imprópria para banho, é a praia mais fregüentada por ser próxima ao centro da cidade, com melhor acesso rodoviário. Possui areia amarelada e batida e tem ondas fracas. A praia apresenta várias opções de bares, restaurantes e hotéis, além de abrigar o Iate Clube e o Forte de Santo Antônio.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Não disponível;

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de São Luís
Endereço: Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão. São Luís-MA
Fone: (98) 3249 0778 / 4500

De Avião:
Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado
Av. dos Libaneses, 3503 – Tirirical
São Luís – MA
65056-480

De Navio:
Terminal Hidroviário da Praia Grande
Rampa Campos Melo, s/n – Cais da Praia Grande, São Luís – Maranhão.

■ MAPA DA REGIÃO