Esportes Radicais   >   Trekking


O Trekking é um esporte também chamado de Enduro a pé ou Caminhada ecológica, pode ser praticado por qualquer pessoa que queira entrar em contato com a natureza, através de uma caminhada que pode ser curta ou longa onde poderá ser observado a fauna local ou até mesmo ir até um cume de uma montanha.

Porém como todos os esportes radicais, o trekking exige alguns cuidados como: Não caminhar por trilhas desconhecidas ou não sinalizadas, o visitante poderá perder-se facilmente na floresta, além de causar um mínimo impacto ambiental no local ao não abrir novas trilhas.

Um dos melhores lugares para a prática de trekking no Brasil é sem dúvida o Parque Nacional da Serra dos Órgãos na cidade de Teresópolis (RJ). No local existe a caminhada mais bonita e famosa do país, conhecida como " Travessia Teresópolis x Petrópolis, feita pelo alto da Serra dos Órgãos. Para os menos audaciosos existe na área baixa do parque uma trilha suspensa de aprox. 2 Km de extensão onde o visitante caminha numa altura que varia de 2 a 4 metros passando pelas copas das árvores e diversas cachoeiras.

Atualmente existem competições no mundo inteiro, com normas e regulamento pré-estabelecidos.

Trilha Suspensa
Trilha suspensa
Foto: Arquivo / BrasilTurismo.com


*Este artigo foi editado pela Redação do site BrasilTurismo.com em 26/11/2011