Esportes Radicais   >   Rapel

O rapel não é uma modalidade, mas sim uma técnica básica de descida em qualquer atividade de montanha e embora seja aparentemente muito simples, pode se tornar um verdadeiro pesadelo, tanto é que 75% dos acidentes de montanha acontecem durante os rapeis.

Imagine um rapel no meio de uma parede de 800 metros, diagonal, vento de 50 km/h, nevando, anoitecendo e depois de 25 horas de atividade sem dormir...

Acabou a pilha da lanterna, a corda esta congelada e você deixou cair o aparelho de rapel...Rapéis podem ser muito complicados, existem enumeras técnicas e equipamentos, mas a regra básica é simples: nunca subestime um rapel.

A palavra alpinismo tem como origem escaladas nos Alpes. No entanto no Brasil é muito utilizada para se referir a escaladas em geral. Até mesmo o conhecido Aurélio ao definir montanhismo, coloca alpinismo como sinônimo.

Montanhismo é o ato de conviver pacificamente com as montanhas de corpo e alma. Desde uma simples caminhada de um dia na Serra da Mantiqueira, ou um acampamento de final de semana no Parque Nacional de Itatiaia, até caminhadas de ascensão, escaladas em rocha, gelo, grandes montanhas, etc. Existem atividades de montanha para todas as idades e condições físicas.

Em países com fortes tradições no montanhismo, é comum encontrar velhinhos, crianças e as vezes famílias inteiras desfrutando do ar puro e da aventura que as montanhas proporcionam.