Turismo
 
          INÍCIO            DESTINOS NO BRASIL            SOBRE O BRASIL               DICAS DE VIAGEM
Turismo



Dicas de Viagem   >  Viagem internacional

■ Planejando uma viagem internacional
A alegria e a ansiedade que costumam anteceder as viagens turísticas internacionais muitas vezes acabam fazendo com que as pessoas esqueçam de tomar as várias providências necessárias para garantir sua segurança e tranqüilidade durante a viagem.

Mas é preciso lembrar que planejar a viagem não é apenas pensar nas coisas boas a fazer e nas compras. É preciso tomar uma série de atitudes antes mesmo de comprar a passagem.

■ Veja as principais providências a tomar:
1 - Antes de mais nada, informe-se sobre os costumes, as leis e as condições de visto de entrada para turistas no país que pretende visitar. A maioria dos países exige visto, que deve ser obtido nos consulados instalados no Brasil.

2 - Quando for esolher a agência de viagens a ser contratada, informe-se no PROCON sobre a existência de processos contra e empresa, e busque informações sobre as suas condições financeiras. No caso de empresas grandes, até a cotação das ações no mercado pode indicar perigos de falência ou concordata.

3 - Desconfie de pacotes com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Em geral, esses pacotes acabam não cumprindo tudo o que prometem.

4 - Faça planos internacionais de saúde, pois uma eventualidade médica pode não apenas estragar sua viagem, mas também acabar com a sua poupança.

5 - Ao se planejar financeiramente, deixe um bom dinheiro reservado para imprevistos, cancelamentos etc. Nunca viaje para o exterior com o dinheiro contado.

6 - Providencie com toda a antecedência a regularização do passaporte e os cartões de crédito internacionais.

7 - Verifique a legislação do país quanto a aluguéis de carros, celulares e outras necessidades. Se você pretende dirigir no país visitado, solicite no Detran de sua cidade a Carteira Internacional de Habilitação.

8 - Providencie autorizações de viagem internacional para os menores de idade. Menores desacompanhados, ou mesmo acompanhados de apenas um dos pais, precisam ser liberados pela Justiça e pela Polícia Federal.

9 - Providencie o endereço do consulado brasileiro de cada país que pretende visitar, pois esses endereços nem sempre são áceis de encontrar.

10 - Faça exames médicos e compre todos os remédios necessários. Lembre-se também de levar a caixinha do remédio e receita (de preferência, traduzida para o inglês).

11 - Providencie óculos e outros aparatos necessários extras, pois ficar sem eles pode causar grandes transtornos.

12 - Não aceite encomendas difíceis de seus amigos. Em geral, tais encomendas dão trabalho e gastos extras.

13 - Faça uma procuração em nome de um familiar que vai ficar no Brasil, para o caso de você ter algum problema durante a viagem.

14 - Prepara-se fisicamente para a viagem, principalmente se tiver que caminhar muito, subir morros, etc: faça uma dieta preventiva e comece a praticar alguma atividade física leve, caso esteja sem se exercitar a algum tempo.

15 - Se a viagem parecer mais cara do que você pode pagar, não se arrisque: opte por um roteiro mais barato. Afinal, os imprevistos sempre acontecem.