Home / Ceará / Fortaleza

Fortaleza

O município de Trairí está a uma distância de 124,5 km da capital Fortaleza, possui atualmente uma população de 44.527 habitantes. Sua principal economia é o plantio de coco, que ocupa 50% da área total do município que possui  belíssimas praias.

Com 36 quilômetros divididos em quatro praias, o município de Trairi é um dos pontos mais atraentes do litoral cearense. As praias são Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú, todas com acesso fácil e infra-estrutura compatível com o lugar, que preserva suas características rústicas para manter o ambiente natural de colônia de pescadores. É fácil percorrer o caminho ecológico que une as praias, por via asfaltada, e escolher a melhor pousada para ficar em harmonia com a natureza. É um destino para românticos, ecologistas ou pessoas que querem apenas descansar num lugar calmo.

Vive-se o dia intensamente e curte-se a noite da melhor forma: numa rede na varanda, contemplando a lua ou contando as estrelas em total calmaria.Trairi fica no litoral oeste do Ceará, a 120 quilômetros de Fortaleza. Um litoral com recorte singular, englobando enseadas, manguezais, foz de rio e fauna onde se destacam pássaros exóticos. O cenário oferece dunas branquíssimas, lagoas de águas límpidas e coqueiral.

As praias são ligadas por via asfaltada e podem ser curtidas sem grandes deslocamentos ou longos períodos de permanência. Na chegada ao litoral do Trairi, a estrada se divide em duas. À esquerda ficam as praias de Emboaca e Mundaú. À direita, estão Fleicheiras e Guajiru. O ambiente é de plena harmonia com a natureza, habitado por gente simples e hospitaleira.

Quem já conhece as praias do Trairi garante: vale a pena desbravar a região, em especial nas férias, com tempo de sobra para se divertir ou simplesmente descansar. Trairi é um dos lugares do mundo que se encontra mais próximo do Equador e por isto ainda oferece aos seus habitantes menor amplitude térmica, durante todo o ano, com sua temperatura variando de 24° C a 32° C. Por este motivo é um município bastante procurado, tanto pelo turista europeu como também pelo turista vindo do sul do País.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Centro de Turismo do Ceará
O Centro de Turismo do Ceará possui 104 lojas que garantem a oferta de peças de artesanato, opção também oferecida pelo Mercado Central, no coração da cidade, com cerca de 300 lojas. Estacionamento e lanchonetes estão disponíveis nesses locais, que funciona todos os dias. Outra boa dica é uma visita ao Centro de Artesanato do Ceará (CEART), onde são encontrados artesãos de todo o Estado trabalhando, ao vivo, na produção do legítimo artesanato cearense.

Funcionando como importante espaço de programação cultural, o Centro do Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga o Memorial da Cultura Cearense, o Museu da Arte Contemporânea e o Planetário Rubens de Azevedo, além de cinemas e teatros. Afora tudo isso, um complexo de antigos galpões e armazéns foi recuperado para o funcionamento de bares e restaurantes ao largo do Centro com infinitas opções de gastronomia e shows musicais durante a noite.

■ PRAIAS

Praia do Futuro
Excelente para banhos, tem predominância de dunas e mar aberto de águas claras. Sabiaguaba, ideal para pescarias, fica no distrito de Messejana.

Praia de Abreulândia ou Cofeco
Praia com 8 Km de extensão, localiza-se entre Fortaleza e Aquiraz, no final da praia encontra-se a foz do Rio Pacoti .

Praia da Barra do Ceará
Localizada na Foz do Rio Ceará , divisa do município de Caucaia com Fortaleza .

Praia do Caça e Pesca
Localizada no Final da Praia do Futuro, foz do Rio Cocó na margem esquerda.

Praia do Futuro
É a praia mais indicada de Fortaleza para quem gosta de uma excelente infra estrutura, inúmeras Barracas oferecem conforto e segurança , onde poderá se deliciar com o banho e apetitosos frutos do mar, principalmente o carangueijo. As Barracas que apresentam melhor estrutura são: Atlântida, Biruta, Chico do Carangueijo, Coco Beach, Croco Beach, Itapariká, Rebú, Subindo ao Céu, Tropicália e Vila Galé.

Praia do Meireles (Avenida Beira Mar)
Continuação da praia de Iracema,é uma área urbana de imponentes edifícios, com movimentado calçadão utilizado para cooper e ciclismo onde todas as noites em frente ao Hotel Imperial Othon realizá-se a Feira de Artesanatos. Próximo a Volta da Jurema há quadras esportivas, volei de praia, pista de skate e patinação.

Praia do Mucuripe
Local de visual muito agradável com privilegiada vista da enseada do Mucuripe, mar calmo repleto de jangadas e inúmeros restaurantes onde poderá saborear a tradicional Peixada Cearense dentre outras especialidades. Também abriga o Museu do Farol. Inaugurado em 1846, o farol funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957.

Praia de Sabiaguaba
Praia com formações rochosas, frequentada por pescadores amadores, foz do Rio Cocó na margem esquerda .

Praia de Iracema
Local de vida noturna intensa, vários bares e restaurantes. Não deixe de visitar o Centro Dragão do Mar, onde poderá conferir exposições da Cultura Cearense , planetário, cinemas , anfiteatro, bares e restaurantes.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem do Sul, Sudeste e capitais do Nordeste (exceto Teresina e São Luis): acesso pela BR-101 (até Natal), BR-406, BR-304 e BR-116 Vindo do Maranhão: acesso pela BR-135, BR-316 (até Teresina), BR-343 e BR-222, Piauí: acesso pela BR-343 e BR-222

De Ônibus:
Rodoviária Antônio Bezerra
Rua Hipólito Pamplona, 45, tel. 85 3235-1423 – de/para redondezas

Rodoviária João Tomé
Av. Borges de Melo, 1630, Bairro de Fátima – de/para capitais do país e principais cidades

De Avião: 
Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza
Existem Vôos regulares e diretos trazendo visitantes da Espanha e de Portugal. Freqüentemente, Fortaleza recebe vôos charters vindos da Itália, Suécia, Hungria, Holanda, Finlândia, Suíça e Polônia. Há, ainda, muitos vôos regulares ligando o Fortaleza às principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.


■ MAPA DA REGIÃO